SERGIPE / BRAZIL: SÃO CRISTOVÃO / SERGIPE / BRAZIL (4.610 / 5.570) POPULAÇÃO: 91.093 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 25 de julho de 2021

SÃO CRISTOVÃO / SERGIPE / BRAZIL (4.610 / 5.570) POPULAÇÃO: 91.093 PESSOAS (IBGE 2020)



A primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do país tem Música, Artes Plásticas, Artesanto, Teatro, Foclore, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo Religioso, Esportes Náuticos e de Aventuras.

MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE

O sobrado do Antigo Palácio Provincial, construção barroca do fim do século XVIII, funciona, desde 1960, como o Museu Histórico de Sergipe, cujo acervo é composto de relíquias da época do Brasil Império.
O prédio já foi residência dos presidentes da província de Sergipe, além de Câmara Municipal, escola e exatoria, tendo sido, inclusive, utilizado por D. Pedro II durante visita à cidade em 1860.
IGREJA E CONVENTO SÃO FRANCISCO
De grande relevância no patrimônio histórico, a Igreja e o Convento são construções dos séculos XVII e XVIII que passaram por adaptações. Na ala esquerda do Convento, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco abriga hoje o Museu de Arte Sacra de Sergipe.
MUSEU DE ARTE SACRA
Fundado por Dom Luciano José Cabral Duarte (arcebispo de Aracaju na época), em 14 de abril de 1974, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão (MASSC) está localizado em uma ala do Convento de Santa Cruz (mais conhecido como Convento São Francisco, prédio datado do século XVII) Centro Histórico.
Considerado um dos mais importantes do Brasil, o MASSC tem mais de 500 obras de arte sacra, num acervo com peças do século XVIII e XIX, vindas de doações de todos os cantos do Estado.
MUSEU DOS EX-VOTOS
Símbolo da religiosidade, o Museu dos ex-votos está anexo à Igreja do Carmo Pequeno e reúne objetos que representam as graças alcançadas pelos fiéis. Confeccionados com madeira, barro, gesso, tecidos, entre outros materiais, os itens que compõem o acervo são resultado do pagamento de promessas.
MUSEU DA POLÍCIA MILITAR
Criado em 1969, quando funcionou no Quartel do Comando da Polícia Militar, em Aracaju, o museu está dividido em sala de uniformes, sala de armas e equipamentos, sala da história da PM em Sergipe e a sala de atividades atuais.
CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO CARMO
Uma construção do início do século XVIII que compreende o convento do Carmo, a Igreja Conventual (Carmo Maior) e a Igreja da Ordem Terceira (Carmo Pequeno), onde está localizado o Museu dos Ex-Votos.
MEMORIAL IRMÃ DULCE
Fundado em 2009 e localizado no Convento do Carmo, o Memorial de Irmã Dulce registra os 19 meses do “Anjo Bom do Brasil” em São Cristóvão. No espaço, podem ser vistos vários objetos que remetem à Cerimônia de Vestição, quando a Irmã Dulce recebeu o hábito da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
PRAÇA SÃO FRANCISCO

A Praça São Francisco, a mais famosa da cidade, foi o primeiro monumento tombado, no Estado de Sergipe, pelo Iphan, em 1941. Reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, em 2010, ela é o 18º patrimônio brasileiro reconhecido pela instituição. A praça reúne, além do conjunto formado por casarios de estilo colonial, o antigo Palácio Provincial, a Igreja e o Convento de São Francisco, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja Santa Izabel.
IGREJA SANTA IZABEL
A Igreja Santa Izabel é uma construção bastante antiga, mais precisamente da primeira metade do século XVIII.
IGREJA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
Construída em 1746 por irmandades de negros devotos de Nossa Senhora do Rosário, esta igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, em 1943.
NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

Construída em 1608, por padres jesuítas, é a paróquia mais antiga do Estado e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1967. Elevada à condição de matriz em 1608, é reconhecida por manter, até hoje, a sua estrutura original.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA
Mais uma construção antiga, da primeira metade do século XVIII. O prédio do hospital já foi asilo, orfanato e atualmente abriga o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Manifestações artísticas e populares, a exemplo do Reisado, Caceteiras, Samba de Coco e Chegança passam de pai para filho e, mesmo diante de desafios, resistem ao tempo e à modernidade e animam as ruas da cidade.
CASA DO FOLCLORE ZECA DE NORBERTO
Trajes e objetos folclóricos podem ser vistos na Casa do Folclore, que reúne expressões da cultura da cidade. Exposições temporárias
SABORES

Visite a Casa da Queijada, na Praça da Matriz, e saboreie esse doce típico português, que segue uma receita passada de geração para geração, guardada a sete chaves. Outra delícia da cidade são os Bricelets, biscoitos finos cuja receita original é suíça. Produzidos pelas freiras, os biscoitos têm um leve sabor de limão, que encanta variados paladares. Os licores de sabores variados podem ser encontrados na Licor & Arte.







































Fonte dos textos e fotos: existeumlugarnomundo.com.br / Wikipédia / IBGE / lcfaco.blogspot.com / Prefeitura Pública de São Cristovão, SE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber

AS POSTAGENS MAIS VISTAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário