SERGIPE / BRAZIL: UMBAÚBA / SERGIPE / BRAZIL (5.370 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.550 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 20 de março de 2021

UMBAÚBA / SERGIPE / BRAZIL (5.370 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.550 PESSOAS (IBGE 2020)




Umbaúba eh umas das cidades do interior de Sergipe de maior índice de desenvolvimento, tanto comercial como de lazer.



Tem em seu calendário cultural a micareta, que acontece todos os anos no mês de outubro, trazendo assim mais visibilidade para o município
Praça central
Umbaúba, árvore medicinal. 
Modo de Conservar : As folhas e brotos devem ser secos à sombra, em local ventilado e sem umidade. Gaurdar em vidros escuros ou potes de porcelana, bem tampados.
Principios ativos : açúcares; taninos; resinas; pigmentos flavónoides; cumarinas; alcalóides; glicosídeos ambaina 
Diurético; ativador das funções cardiacas e circulatórias; diabetes : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.
Árvore Umbaúba
Ativador das fuções cardíacas, circulatórias e respiratórias; diurético; diabetes; afecções das vias respiratórias, asma, bronquite e tosses : coloque 3 colheres de sopa de folhas e brotos picados em 1 xícara de chá de ácool de cereais a 70%. Deixe em marceração por 1 semana e coe. Tome 1 colher de cefé diluido em um pouco de água, 3 vezes ao dia. (Segipe maravilhoso) blogspot.com
Região central
Rodovia de acesso
Desfile na cidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia
Rua central
Umbaúba
Câmara de Vereadores
Plantações de laranjas, a principal economia do município 
Desfile
Churrascaria
Entorno da cidade
Umbaúba
Centro
Bairro
Praça central
Praça da Matriz
Monumento ao visitante
Rodovia de acesso
Dados gerais da cidade de Umbaúba. Sergipe
Código do Município - 2807600 
Gentílico - umbaubense 
Prefeito – 2017 / HUMBERTO SANTOS COSTA 
População estimada [2018] 25.033 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 188,75 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 2.108 pessoas 
População ocupada [2016] 8,5 % 
Posição geográfica da cidade de Umbaúba no estado de Sergipe
História da cidade de Umbaúba, Sergipe
Umbauba Sergipe - SE 
Histórico 
Positivamente, pelo ano de 1602, Belchior Dias Moreira, que veio a tornar-se celebre como pesquisador de minas e desbravador de Sertões, obteve uma sesmaria no rio Guararema, penetrando a parte oriental do território que forma o Município de Umbauba, próximo ao local de sua sede hoje.
Na década de 1860 a 1870 o local onde veio a surgir a povoação era uma fazenda de gado por nome Fazenda Sabiá, pertencente ao Coronel Manoel Fernandes da Rocha Braque, termo do Município de Espírito Santo, hoje Indiaroba. 
Conta-se que no ponto onde se formou o lugarejo, próximo ao Riacho da Guia, havia um frondoso pé de Umbauba, onde tropeiros fazia pousada. Aí foi construído um posto de venda de bebidas e gêneros alimentícios, depois outros caminheiros foram também se instalando, cujo arraial passou a chamar-se “Riacho da Guia”.
O proprietário da Fazenda, verdadeiro fundador da povoação, logo construiu uma capela, dedicando-a a Nossa Senhora da Guia. 
Pela Lei nº 961, de 16 de outubro de 1926, foi criado o seu distrito. Mais tarde, pela Divisão Territorial do Estado, aparece Umbauba ainda fazendo parte do município de Cristinápolis. 
Por força do disposto na Lei Federal nº 311, de 2 de Março de 1938, a povoação Umbaúba é elevada à categoria de Vila.
Pela Lei Estadual 525-A, de 6 de fevereiro de 1954, devido ao seu desenvolvimento comercial e agropecuário, Umbaúba é elevada à categoria de cidade, desmembrando-se, portanto, do Município de Cristinápolis. 
Gentílico: umbaubense
Esta eh a bandeira da cidade de Umbaúba, Sergipe
Este eh o brasão da cidade de Umbaúba, Sergipe
Fonte: Wikipédia / IBGE / sergipemaravilhoso.blogspot.com / Thymonthy Becker / 



CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL



SONHOS DE UM VIAJANTE
ENGATINHANDO NOS CACOS DE VIDRO
Eu e o Gueds estávamos andando por uma rua. Eu ia andando como criança, de gatinho. (Engatinhando) Nisto passamos por uma loja cuja porta de vidro estava toda quebrada. Eu continuei andando por cima dos cacos de vidro. Quando chegamos numa esquina, eu fiquei pensando porque até ali tinha vidros. Nisto um pedaço de vidro entrou no meu dedo. Eu não senti dor. Então retirei o pedaço de vidro do dedo. Mas ficou um pedaço dentro do dedo. O Gueds então puxou e saiu um pedaço de vidro de um centímetro mais ou menos. Sai limpando o dedo, que não saiu sangue.

SONHOS MAIS MALUCOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário