SERGIPE / BRAZIL: AMPARO DE SÃO FRANCISCO / SERGIPE / BRAZIL (0208 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.380 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 20 de março de 2021

AMPARO DE SÃO FRANCISCO / SERGIPE / BRAZIL (0208 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.380 PESSOAS (IBGE 2020)




No mês de fevereiro é comemorada a festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Amparo.



Também acontece apresentações de grupos folclóricos como o Samba de Coco do Mussuca, Cacumbi do Mestre Dêca, Guerreiro de Bom Jesus e Reisado de São Benedito. Nos meses seguintes comemoram-se o dia de São José, a Semana Santa e o São João. 
A amparense Maria Feliciana dos Santos, tornou-se conhecida nacionalmente devido a sua alta estatura. Com 2,25 metros de altura, ela foi jogadora de basquete e atração de circo. Em 1961, foi coroada no programa do Chacrinha, como a "Rainha da Altura". Ela foi considerada a "Mulher Mais Alta do Brasil".
Igreja na cidade de Amparo de São francisco, SE
Os principais pontos turísticos de Amparo são a prainha e os sítios defronte ao rio. Na cidade, também saboreiam os deliciosos pratos à base de peixe-frito, moqueca e mariscos.
O Rio São Francisco eh a principal atração turística da cidade de Amparo de São Francisco, SE
No Rio São Francisco pode-se praticar diversos esportes náuticos em Amparo de São francisco, SE
Ilha de São Chico no Rio São francisco em Amparo de São francisco, SE
POPULAÇÃO DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
O município tinha 2275 habitantes no último Censo. Isso coloca o município na posição 75 dentre 75 do mesmo estado. Em comparação com outros municípios do Brasil, fica na posição 5361 dentre 5570. 
O Rio São Francisco e a cidade de Amparo de São francisco, SE
TRABALHO E RENDIMENTO DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Em 2014, o salário médio mensal era de 1.9 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 16.3%.
Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 41 de 75 e 8 de 75, respectivamente. Já na comparação com municípios do Brasil todo, ficava na posição 2475 de 5570 e 1969 de 5570, respectivamente. 
Bairro da cidade de Amparo de São francisco, SE
Região central da cidade de Amparo de São francisco, SE
Região central da Cidade de Amparo de São francisco, SE
Rio São francisco banhando a cidade de Amparo de São francisco, SE
Prefeitura Municipal e Câmara de vereadores ao lado em Amparo de São francisco, SE
TERRITÓRIO E AMBIENTE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Apresenta 18.8% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 70.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 7.3% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 41 de 75, 8 de 75 e 55 de 75, respectivamente. Já quando comparado a outros municípios do Brasil, sua posição é 3719 de 5570, 3057 de 5570 e 3106 de 5570, respectivamente. 
Igreja em Amparo de São francisco, SE
HISTÓRICO DA CIDADE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SE 
Amparo de São Francisco Sergipe - SE 
Histórico 
Como toda cidade, Amparo de São Francisco tem sua história e tornou-se conhecida através de seus antepassados, que divulgaram de geração a geração, mas infelizmente contém poucos registros.

O município Urubu do Baixo, hoje Propriá continha uma fazenda chamada Campinhos e pertencia ao capitão Antonio Rodrigues da Costa Dória, que vendeu parte desta ao Sr. João da Cruz Freire.
A fazenda não tinha nome e o Sr. João da Cruz resolve batizá-la por Amparo, tempos depois faz a doação de terras para construção de uma igreja. Amparo foi evoluindo e tornou-se povoado vinculado politicamente a Propriá.
Em 1937 Amparo passa a pertencer a jurisdição de Canhoba aonde permanece por dez anos consecutivos. Após esse período, retorna novamente a Propriá, através da influência política do Deputado Martinho Guimarães, primeiro político atuante nesta terra.
Em 1953 Amparo atinge as condições mínimas exigidas pela Lei Orgânica dos municípios e reivindica a sua transformação em sede municipal.
A 25 de novembro de 1953, é aprovado a emenda do projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, pela qual o povoado eleva-se a categoria de cidade e sede do município com o nome oficial de Amparo de São Francisco. Nas lutas pela sua emancipação política, destacam-se os nomes de Martinho Guimarães e Epaminondas Freire. A primeira eleição realizada em Amparo de São Francisco , ocorreu em 06 de outubro de 1954. 
Gentílico: amparense 
Código do Município - 2800100 
Gentílico - Amparense 
Prefeito 2017 / FRANKLIN RAMIRES FREIRE CARDOSO 
População estimada [2016] - 2.382 pessoas 
População no último censo [2010] - 2.275 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 64,75 hab/km²
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE AMPARO DE SÃO FRANCISCO, SERGIPE 
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Amparo de São francisco, SE / mapio.com 


CONHEÇA O ESTADO DE SÃO PAULO



SONHOS DE UM VIAJANTE
LAVANDO O PASSEIO COM A MANGUEIRA DE ÁGUA
Eu estava numa rua lavando o passeio com uma mangueira de água. O passeio estava cheio de folhas e eu ia jogando água para tirar as folhas. Nisto, quando cheguei numa esquina, a mangueira não vinha mais. Quando olhei, ela estava presa nos fios da Cemig. Alguém pegou um bambu e fui tirar a mangueira dos fios. Eu fiquei olhando e esperando ele terminar de tirá-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário